Saiba quais os cuidados devem ser tomados na hora de votar
Por Samuel Fontainha
O Brasil é um dos países com maior casos de infecções pelo novo coronavírus no mundo, e também com maior registros de morte. Os últimos dados, divulgados pelo consórcio de veículos de imprensa, o país tem 5.787.766 pessoas infectadas, e 164.514 vidas perdidas para COVID-19.
Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), daqui a dois dias, mais de 147 milhões de pessoas devem comparecer nas urnas para eleições de 2020. Um recorde desde as eleições de 2016. Levando em conta o cenário da pandemia da COVID-19, novas regras para o dia de votação foram determinadas para conter o vírus. O TSE elaborou um plano de cuidados a fim de que os(as) eleitores(as) se previnem:
● Já saia de casa com a máscara, sem a proteção não será permitido entrar nos locais de votação.
● Eleitor(a) deve levar a própria caneta;
● Com objetivo de evitar aglomerações, o horário para votação foi estendido: 07 às 17h
● Pessoas com mais de 60 devem votar, preferencialmente, entre 7 e 10h da manhã. E Também terão fila exclusiva
● Deve se manter a distância mínima de um metro entre as pessoas. Terá adesivos no chão para lembrar do distanciamento;
● Quem for votar também deverá levar álcool em gel, e utilizar ao entrar no local de votação, depois quando for às urnas, e ao sair das zonas eleitorais. Também não é recomendado levar a mão ao rosto quando estiver votando.
● Eleitor(a) não deve levar crianças e acompanhantes.
Além destas recomendações, eleitores e mesários que estiverem com febre no dia da eleição, ou aqueles que tenham sido diagnosticados com a Covid nos 14 dias anteriores, não devem nem sair de casa. A biometria também será cancelada em algumas regiões. E ao chegar na zona eleitoral, todo mundo terá que levantar seu documento original com foto para os mesários, os mesmos podem pedir a retirada da máscara rapidamente para fazer o reconhecimento. Lembrando que as eleições para cargo nas prefeituras e câmaras municipais, acontece no próximo dia 15 de novembro (domingo). Já no segundo turno, as eleições ocorre no dia 29 de novembro.
Mais informações você encontra no portal de notícias do TSE. Em alguns casos também foi estabelecido medidas específicas, dependendo do estado. Essas informações você encontra acessando o portal de notícias do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do seu estado.
Comentários
Postar um comentário