Artigo de opinião: O que se sabe sobre os fotojornalistas brasileiros que cobrem política no país?

por Giovanna Araújo e Maria de Lara

O fotojornalismo é capaz de trazer à tona de maneira crua e verdadeira, a potência que uma fotografia tem de propor uma comunicação ampla e uma expressão profunda de um determinado espaço e tempo. Fotografar é um ato político. O registro de um momento captado em segundos de um ângulo particular, é capaz de nos dizer muito sobre a história de um país ou de um povo. 
O olhar sensível e crítico do fotógrafo nos ajuda a refletir sobre diferentes temas, inclusive sobre como é cobrir a política e os elementos centrais que dela fazem parte, em um país tão diverso como o Brasil.
A política sempre foi considerada pelos brasileiros um assunto complexo, polêmico, como uma espécie de tabu que afasta as pessoas de discutirem sobre. É fato que a cobertura dos meios jornalísticos sobre o assunto dá mais ênfase à conteúdos textuais como matérias e notícias, entrevistas com políticos para a televisão, coletivas de imprensa e afins. Pouco se fala do impacto que o fotojornalismo causa explicitando as jogadas políticas, os posicionamentos, a conduta da classe altamente privilegiada que compõe o governo brasileiro através de fotografias. 
O Brasil possui fotojornalistas incríveis e uma parte significativa da massa popular parece não saber da existência deles e do papel que desempenham, cobrindo impecavelmente a cena da política brasileira. É curioso pensar que vivemos em uma sociedade que se depara e consome diversas imagens ao longo dos dias, seja através dos dispositivos móveis, pelo computador ou jornais e revistas impressas e que mesmo assim, quase não acompanha quem produz conteúdo através do fotojornalismo. Nomes como Gabriela Biló, Andressa Anholete, precisam ser reconhecidos pelo grande público pelos momentos incríveis e indescritíveis que são capazes de captar e para ter acesso a isso, basta ir atrás de seus perfis no Instagram. Grande parte de seus respectivos materiais se encontram lá, de forma gratuita. 
Consumir e se informar sobre o fotojornalismo brasileiro e principalmente sobre quem o produz também é manter-se informado sobre o que acontece no país. Além disso, você ganha uma bagagem cultural imensa por saber reconhecer os diferentes olhares do que está representado nas fotografias, as mensagens que elas passam, o que o fotógrafo quis captar. 
Como recomendação, separamos alguns perfis de fotojornalistas brasileiros que cobrem política para você conhecer melhor: Gabriela Biló - Instagram: @gabriela.bilo Andressa Anholete - Instagram: @andressa_anholete Daniel Marenco - Instagram: @danielmarenco Pedro Ladeira - Instagram: @ladeiraphoto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições 2020

Tudo o que você ainda não aprendeu sobre o Sistema Eleitoral dos Estados Unidos